31 de dezembro de 2011

Japanese New Year

       Olá! (,, ・∀・)ノ゛Tudo bom? Gostaram de Ao no Exorcist? Espero que sim! Também espero que vocês já estejam inscritos no sorteio especial de mêsversário em parceria com o blog da Nee-san, clique aqui para maiores informações. Também espero que vocês já tenha votado na enquete ao lado. Ah! E por falar em Nee-san, a minha nee-san está fazendo também um "especial" sobre a virada do ano no Japão! Vale a pena conferir! Clique aqui e seja feliz! Vim rapidamente aqui para falar um pouco de como é celebrado o ano novo no Japão! Mais uma postagem da série Japanese Soul. Espero que gostem!


       O Ano Novo Japonês (正月 shōgatsu) é um dos feriados mais importantes da Terra do Sol Nascente. A maioria dos comércios fecham do dia primeiro de Janeiro até o dia três do mesmo mês e as famílias geralmente se reunem para passar esses dias juntos. Para muitos, os anos são vistos como coisas completamente separadas, cada ano possibilita um novo começo. Consequentemente, todos os deveres e obrigações devem ser completadas antes do final do ano, enquanto as festas Bonkei são realizadas para as pessoas deixarem as preocupações e problemas do ano velho para trás.
       No Japão, é comum as pessoas comerem uma seleção especial de pratos durante o Ano Novo, como Osechi Ryori, Toshikoshi Soba e Mochi.

Osechi Ryori
        Osechi Ryori (おせち料理) é um prato repleto de simbolismo visual. Ele é feito para durar vários dias e essa tradição teve início a muitos séculos atrás. Sal e vinagre são usados para preservá-lo. Tradicionalmente, as mulheres da família gastam muitos dias para preparar as comidos e limpar a casa para a celebração do Ano Novo, mas agora é possível comprar em lojas especializadas. Cada ingrediente tem um significado especial:
  • Tazukuri (田作り): São sardinhas secas cozidas no shoyu. O simbolismo é de uma abundante colheita pois o significado literal dos caracteres é "para fazer campos de arroz" porque as sardinhas eram usadas para fertilizar os campos.
  • Tai (鯛): Tipo de peixe que simboliza um evento favorável pela ligação da palavra tai com a medetai.
  • Kuro-mame (黒豆): Soja preta, simbolizando muita saúde pois a palavra mame significa isso.
  • Kamaboko (蒲鉾): Pasta de peixes grelhada. Tradicionalmente, as fatias são organizadas em fileiras em um padrão. A cor e a forma assemelham-se ao Sol nascente, símbolo do país.
  • Kasunoko (数の子): Ovas de aranque. Por kazu significar número e ko significar criança, esse ingrediente significa o desejo de prosperidade para todos os membros da família.
  • Konbu (昆布): Tipo de alga. Está associada a palavra yorokobu, significando alegria.
Toshikoshi Soba

       O sobá é um tipo de macarrão feito de trigo sarraceno. Por ser comprido e fino, o sobá lembra a barba e cabelos brancos dos deuses, simbolizando a longevidade.

Mochi

       Mochi é um bolinho de arroz moído em pasta de depois moldado. Durante as festas do Ano Novo, promove-se o festival do mochitsuki em que o mochi é preparado graças ao revesamento dos populares e distribuído para o público. Também há o kagami mochi, uma espécie de recipiente para o bolinho de arroz para poder dar boas-vindas aos deuses nas casas.

Otoshidama-bukuro

       Antes do shōgatsu, é comum limparem as residências. Eles acreditam que limpar a casa é purificá-la e é importante começar o ano com o ambiente limpo. A faxina é tão importante que se estende aos locais de trabalho. Muitas empresas convocam os seus funcionários para fazer a limpeza geral. Outra tradição é o otoshidama, que consiste em dar dinheiro para crianças em envelopes decorados chamados de pochibukuro ou otoshidama-bukuro. Abaixo, mais tradições de Ano Novo Japonês.
  • Para afastar os espíritos malígnos, as famílias colocam uma corda de palha na entrada de suas casas.
  • Na virada do ano, é comum as pessoas rirem pois eles acham que afastam os espíritos ruins.
  • Muitos japoneses vão à templos para ouvir as 108 baladas, essas baladas reperesentam os 108 pecados e tentações que o homem deve superar.
  • Lagostas de papel são feitas e espalhadas pela casa por que as costas de uma lagosta lembra um pessoa velha, simbolizando o desejo de resistência.
  • Muitos jogos são feitos em família ou com os amigos nos dias de shōgatsu, como o hanetsuki (badminton japonês), tokage (empinar pipas) e karuta (tipo de jogo de cartas), apesar da popularidade ter caído com o passar do tempo.
  • É muito comum enviarem cartas de Ano Novo, conhecidas como nengajō, para amigos e parentes. Se postados no tempo limite, os correios se certificam que os envelopes chegem aos destinatários no primeiro dia do ano.
       De qualquer forma, tanto para os japoneses quando para os brasileiros, o Ano Novo é uma forma de renovação. Espero que sua virada de ano seja muito divertida e que 2012 seja um ano maravilhoso, repleto de realizações e boas novas! 謹賀新年!! Happy New Year!  
Kisu kisu;
Julia ♥

2 comentários:

  1. Adorei a matéria! Muitas informações também, que bacana. ^__^## Ano novo japonês é sempre muito legal.

    Desejo a você tudo de bom, viu? E que o ano que vai chegar seja muito bom! <33

    Kissu. :3

    ResponderExcluir
  2. Eu também quero que meu próximo ano seja bom... esse último não foi dos melhores, né? Mas tudo bem... vamos comer que a mesa tá cheia! (・∀・)

    ResponderExcluir